Total de visualizações de página

Neste Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

AMACIS NA UMBANDA


 
 
Pra todos que olham
Pra todos que estão aqui
Muita atenção
Hoje é noite de Amaci
 
 
 
Hoje gostaria de compartilhar com vocês, meus amados Irmão de fé, este texto maravilhoso do Mestre Adriano Camargo, o Erveiro da jurema, uma oportunidade impar de aprendizado, que esclarece de uma vez por todas, a polemica a respeito dos Amacis nos terreiros de Umbanda, aproveitem a Leitura e Saravá a todos.
 
 
 
Os Amacis
 



   Chamados de amacis, as águas de lavagem de cabeça têm várias funções dentro dos rituais afroreligiosos e seus descendentes litúrgicos como a Umbanda.
   Como o nome já diz, “água de lavagem de cabeça”, ou água para o ori, são preparados especialmente para o uso na cabeça, no chacra coronário.
   Dentro da Umbanda, o consagrado uso dos banhos, tomados em reservado, cada um em suas próprias casas, após seu banho normal, utilizando-se para isso de ervas e outros elementos, serve como forma de trazer para o campo astral individual as vibrações, sejam dos Orixás, sejam vibrações específicas desencadeadoras de ações (verbos) que acentuam nos campos vibratórios naturais humanos a força dessa ação.
   Os banhos não requerem um conhecimento tão profundo, tanto que são recomendados pelos próprios guias para que sejam usados pelos consulentes em suas casas, como já dissemos.
   A forma de uso segue o padrão que a entidade (guia) achar necessário, ou que a própria pessoa e suas convicções acreditem ser o necessário: fervido ou não fervido; da cabeça aos pés ou do pescoço para baixo, etc.
   Já os chamados “amacis” têm funções literalmente específicas e seguem um padrão religioso doutrinário próprio de cada casa, dirigente, propósito; enfim, há centenas, ou quem sabe até milhares de formas e objetivos para se preparar um amaci.
   Os amacis podem ser coletivos ou individuais, e o que vai determinar isso é exatamente o que citamos acima: o propósito e a convicção de quem o está preparando e quem irá recebê-lo.
   Vale lembrar também que é uma questão de respeito e confiança receber um amaci na cabeça.
   Esse ato litúrgico honra o sacerdote e sua casa. Aplicar um amaci na cabeça de um iniciando é um ato de muita força dentro dos templos, e requer disciplina e retidão para que seja atingido seu objetivo.
   Não se usa um amaci apenas “por usar”... é importante que se estabeleça um objetivo claro para o preparo.
   Vamos citar alguns desses objetivos, mas é claro que não são os únicos; como disse, pode haver uma infinidade de motivos e formas de se preparar um amaci:


  • Amaci de preparação para apresentação
   Muito comum na Umbanda da atualidade, esse amaci consiste em folhas, cascas, sementes, frutos, etc., maceradas (quinadas, amassadas, trituradas), preparadas, caso sejam pelo próprio dirigente, com antecedência, e deixadas na frente do congá, em iluminação de velas nas cores do Orixá regente da vibração.
   É usado nos cultos e giras coletivas, onde todos serão apresentados, em sua mediunidade, à vibração daquele Orixá.


   Normalmente é colocado no ori, que é protegido com um pano branco ou uma cobertura adequada.
   Nota – percebo ainda hoje, mesmo sendo abençoados com tantas informações, muitos irmãos questionam o uso dos amacis coletivos, encarando de forma que essa energia pode ser incompatível com a sua vibração original ou a vibração de seu Orixá de cabeça.
   Muito bem, entendendo que tudo na criação é vida e vibração, cada elemento vibra de acordo com uma nota (força) da criação, então cada erva tem seu (seus) Orixá(s), assim como as frutas, flores, animais e tudo o mais. Sendo assim, teríamos que identificar o Orixá de cada ser vivente para que ele se alimentasse, vestisse, convivesse apenas com elementos compatíveis com sua vibração original. Sabemos que isso é impossível, portanto, não há nada de aberrante em se usar um amaci coletivo, na vibração específica de um Pai ou Mãe Orixá que não seja uma vibração direta de seu triângulo vibratório (Orixás Ancestral, Frente e Juntó).
   Assim como não há nada de aberrante em usar algum elemento na cabeça, desde que você não esteja envolvido religiosamente em um contexto que não permita esse ato.
 

  • Amaci individual de iniciação
   Esse é o mais comum, preparado especificamente para o fim da iniciação individual, será determinado pelo guia chefe do próprio médium ou pelo dirigente (ou Guia Dirigente do terreiro).


   A forma com que será iluminado, cores, número de velas, etc., será também definida por ele.
   Normalmente são feitos com antecedência do ato iniciatório e podem ser usados por dias anteriores ao momento da iniciação.


  • Amacis específicos 
   Assim como os individuais, podem ser determinados pelos guias como forma de atuar com muito mais intensidade do que um banho. Por exemplo, peguemos um caso de atuação negativa, causando reações orgânicas que levam à geração de doenças físicas. Num exemplo como esse, podemos recomendar um amaci de limpeza, usado por um, três, cinco ou até sete dias, todos os dias antes de dormir a pessoa colocará esse preparo no chacra coronário e eventualmente em algum outro chacra ou parte do corpo onde está localizada a ação negativa e o reflexo da doença, envolvendo com um tecido branco ou colorido de acordo com a necessidade.
   Dentro de um terreiro, é muito positivo o preparo dos amacis por todos. Juntar os médiuns em reunião específica para isso, com um bom conjunto de ervas e líquidos (bebidas rituais, essências, etc.).



   Podemos usar ervas secas ou frescas para os amacis. Se for usar preparos prontos, use somente os de ervas escolhidas para aquela vibração e nunca os líquidos prontos, que prezam pela facilidade mas nunca pela competência vibratória.
   Pegue as ervas, triture-as de preferência com as próprias mãos, já em uma bacia ou recipiente apropriado (se puder, use recipientes metálicos ou de vidro).
Adicione água mineral, que pode ser usada para todos os preparos, de todos os Orixás e para todos os motivos. Triture um pouco mais com as mãos e adicione os líquidos necessários, e por último as pétalas de flores, se forem usadas.
   Deixe repousar por algum tempo, que pode variar de acordo com a necessidade do preparo. É muito positivo iluminar esse amaci em um círculo com sete velas acesas, que seguem as cores do Orixá regente.
   Por experiência própria, posso recomendar que em todos os amacis, de qualquer Orixá, sempre esteja presente pelo menos uma erva de Pai Oxalá. Entendemos que esse amado Pai está presente em toda a criação e a atuação de suas ervas reflete um caráter “formador, condensador, magnetizador” mesmo.



quarta-feira, 8 de maio de 2013

13 DE MAIO, DIA DE CURTIR UM ABRAÇO DE PRETO-VELHO


 
 
Senzala em festa, Umbanda em alegria
Senzala em festa, Umbanda em alegria
Oxalá pai da verdade, chegou o nosso dia
Oxalá pai da verdade, chegou o nosso dia
 
 
 
   Esta chegando 13 de maio, dia onde se comemora a abolição da escravatura no Brasil, dia em que uma princesa aboliu um dos atos mais vergonhosos de nossa historia, a escravidão do negro africano em nossas terras.
   Mas que graças a esta vergonha, hoje podemos louvar nossos amados Pretos-Velhos de Umbanda, almas que na maioria dos casos, viveram sob este regime, e por causa dele, sofreram os ditames da Lei do carma, através da perda de sua liberdade.
   Muitas vezes sobre o açoite da chibata, aprenderam os valores que hoje pregam em nossos terreiros, mostrando que Deus, tem sempre um proposito em tudo.
   Neste dia é que enchemos nosso coração de amor e nos dirigimos aos nossos terreiros com o corpo vestido do xadrez, preto e branco, e a alma de esperança. Esperança de receber um conselho acalantador, um passe curador, ou mesmo uma palavra amiga, destes seres de extrema bondade, que se colocam a nossa disposição até mesmo neste dia, onde apenas poderiam comemorar.
    Sim comemorar meus Irmãos, a Liberdade de suas almas, tão flageladas em épocas de encarnados, que agora libertos, não só dos grilhões aprisionadores, mas também da revolta, do ódio e da amargura.
     Preparem suas feijoadas, bolos de milho, paçocas e muito café!!! nego veio tá chegando!!!, mas mais do que isso, preparem vossos ouvidos e se façam receptivos, pois são seres simples e humildes de atitudes sim, mas sábios e valorosos em seus trabalhos.
   Aproveitem ascendam suas velas, se alimentem de seus conselhos e desta energia, deixem fluir suas emoções e aprendam o exercício do perdão, afinal, estamos comemorando a liberdade, não é?? 
 
Vamos saudar nossos Pretos-velhos!!!
 
Salve as Almas
Santas almas
Olha minha boa Oração
Olha minha Boa Oração, santa almas
Olha minha boa Oração
Eu louvei, louvei
Eu louvei ao senhor
Eu louvei as terras de São Salvador
 
Adorei as almas,
Salvem Nossos Pretos e Pretas Velhas,
Salvem Nossos Vovôs e Vovós
 
 
 

QUAL A IMPORTANCIA DO DIA 23 DE ABRIL NA UMBANDA?



ELE JUROU BANDEIRA
ELE TOCOU CLARIM
E O EXERCITO TODO
É COMANDADO POR OGUM
SALVE OGUM IARA
SALVE OGUM MERGÊ
SALVE OGUM MARTINATA
SALVE OGUM NARUÊ
 
Sei que fiquei devendo aos irmãos internautas uma postagem sobre Ogum antes do dia 23 de abril, devido atribuições pessoais não tive tempo para postar antes e perdia a data, então resolvi postar sobre a importância que esta data tem para nos Umbandistas, e apos algumas pesquisas encontrei este texto no blog Minha Umbanda, escrito pela maravilhosa Mãe Mônica Caraccio.
Espero que curtam!!
 
 
 
 
Dia 23 de Abril. Chegou o dia, o dia máximo de nossa festa !
 
 
  
   Penso na importância desse dia para a Umbanda, dia em que a vibração máxima da ação, da força, da coragem, da Verdade Suprema está ativamente em ronda.
   Dia em que os “sentidos” dos umbandistas afloram, afinal é Dia de Ogum !!!
   Como passar por esse dia sem falar sobre a importância da ação dos médiuns umbandistas?
   Como aceitar umbandista sem ação, fechados dentro de seus mundos deixando de lado o trabalho, o compartilhar, a ação em prol do próximo?
   Sei que a vida dá voltas e, são exatamente nessas voltas em que a vida dá que temos que ser retos, convictos em nossos propósitos, principalmente de fé.
   Fé, que além do seu sentido harmonizador, é impulsionadora, e é por esse impulso que agimos e realizamos. Portanto quando temos fé, temos Ogum manifestado em nossos corações.
   Claro que muitas pessoas dizem que têm fé mas, dizer só, não é um ato de fé.
   Fé é vibrante, Fé é ação reta, é agir ativo!
   Fé é trabalho e todo trabalho só é produtivo se tiver ordem, portanto fé é ação, é caminho, é retidão, é trabalho, é ordem, ou seja, FÉ é OGUM !
 
   Ogum não é falar, é sentir e agir!
   Ogum não é querer, é trabalhar para conquistar!
   Ogum não é tristeza, é certeza verdadeira!
   Ogum não é pensar, é ser, estar, agir, pleno em tudo e por todos!
   Ogum não é silêncio, não é passivo, é ativo com consciência!
   Ogum é provocativo! É pensar na frente, é ser a causa e é estar na frente!
 
   Não dá para no dia de hoje não refletirmos sobre nossa condição espiritual, mediúnica e principalmente umbandista. A Umbanda, a espiritualidade, o espírito, precisam de ação, não sobrevivem na passividade, sem que trabalhem ou que haja benefício do próximo.
   A Umbanda, a espiritualidade, o espírito, não são poupança, não devem ficar guardados. Devem ser compartilhados!
   Hoje é dia de vermos Ogum, de sentirmos Ogum, de nos dedicarmos à Ogum!
   Como pensar em pouco quando falamos em Ogum!
   Hoje é dia de falar com Ogum!
   É dia de verdadeiramente nos posicionarmos diante dele como soldados: agindo em sentido de alerta, praticando a Umbanda na sua essência, em posição, estufando o peito, olhando reto e confirmando nossa verdadeira fé !

Ser Umbandista
É ter o privilégio de sentir OGUM
com toda sua força e determinação;
É ter o privilégio de ouvir OGUM e
aprender com sua estratégia e coragem;
Ser Umbandista
É ter o privilégio de segurar a espada,
o escudo e a lança de OGUM
com toda sua convicção e proteção;
É ter o privilégio de girar em OGUM com sua reverência e valentia;
Ser Umbandista
É ter coragem e proteção;
É ter convicção e determinação;
É ter a Glória e a Salvação à sua disposição;
Ser Umbandista para mim,
É ter Ogum cravado no coração e manifestado diariamente, com toda sua excelência!
 
 
   Então meus irmão de fé, vistam-se de vermelho e branco e deixem estravazar a emoção de louvar este orixá e tudo que ele representa para nós Umbandistas, que neste dia, pelo sincretismo com São Jorge, é dedicado a ele, nosso Amado Pai Ogum.
 
Salve Ogum Patacori meu pai!!!, Ogum Iê!!!