Total de visualizações de página

Neste Blog

domingo, 25 de agosto de 2013

24 DE AGOSTO DIA DE SÃO BARTOLOMEU - ARROBOBOI OXUMARÉ


ARROBOBOI OXUMARÉ
 



    Oxumaré é a divindade que está assentada no polo negativo do Trono do Amor.
   É um Orixá que atua na vida dos seres para absorver, diluir e corrigir os desequilíbrios no campo do amor e que, ao mesmo tempo, irradia energias de renovação, associado a "serpente" não ao animal, ao réptil, na verdade ele representa a kundalini, um tipo de Energia que circula do chakra básico ao coronário.
   Como Trono Masculino do Amor, Pai Oxumaré nos ampara e auxilia em todas as dificuldades no campo do amor, da afetividade no geral e do relacionar-se com o outro; inclusive nas dificuldades referentes à sexualidade. Quando alimentamos ódio, ciúmes, ressentimentos e mágoas, ou dificuldades no campo da sexualidade
 

Cor.................................. as 7 cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul índigo e violeta)
 
Domínios....................... Arco-íris e as águas em evaporação
 
Atuação......................... Amor e sexualidade
 
Saudação...................... Arrobobôi
 
Elemento....................... minerais
 
Dias comemorativos... 24 de agosto (São Bartolomeu)
 
Dia da semana............. Terça Feira
 
Astro............................... Vênus
 
Guias de contas............ Contas nas cores do arco-íris e firma azul escuro
 
Símbolos........................ Serpente, arco-íris e ibiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas de palmeiras)
 
Ponto da natureza........ Cachoeiras e nascentes das matas
 
Flores.............................. Flores do campo coloridas, hortênsia, miosótis, rosas champanhe
 
Bebidas.......................... Champanhe rose, água mineral e água da cachoeira
 
Animais.......................... Cobra e arara
Comidas......................... Batata doce cozida e amassada com mel ou dendê colocadas em forma de cobra, e frutas como banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, uva rosada, melancia, melão, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces
Incompatibilidades...... Sal, agua salgada
 
Quando Oferendar a Oxumaré:

Para regular ou renovar o amor, para renovar qualquer sentido de nossas vidas, para descartar o antigo e trazer o novo.

 

Qualidades de Oxumaré:


Assim como os outros Orixás, existem Oxumarés entrecruzados por todos os tronos.


Oxumaré da Fé – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da Fé, é o arco-íris com as suas sete cores, a serpente que participou da criação, o próprio infinito, rege as gotículas de agua que vão aos céus e se transformam para cair em forma de chuva, também conhecido como Oxumaré Dan.

Oxumaré do amor – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome do Amor, a serpente responsável pela energia sexual, também conhecida como Ewá.

Oxumaré do conhecimento – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome do conhecimento, responsável pela fertilidade em geral, também conhecido como Oxumaré Azaunodor.
 
Oxumaré da Justiça – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da Justiça também conhecido como Oxumaré Dangbé.


Oxumaré da Lei – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da Ordem, também conhecido como Oxumaré Becém.

Oxumaré da Evolução – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da evolução, também conhecido como Oxumaré Aido Wedo.

Oxumaré da Geração – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da geração, é considerada a serpente mãe, também conhecida como Oxumaré Dambala.
 
 
 
 
Kundalini
 
 

 
 
A Energia kundalini não é apenas uma energia sexual. Ela é mais que isso.
Sabemos que o corpo humano tem 7 chakras principais: coronário, frontal, laríngeo, do coração, esplênico, umbilical e básico. Estes chakras absorvem as Energias Divinas que são vitais para nós e as irradiam para os nossos demais centros energéticos (chakras menores, meridianos etc.), garantindo o equilíbrio e a saúde dos nossos corpos espiritual, mental, emocional e físico.
A kundalini é a Energia Divina que entra pelo chakra básico. É "a serpente que dorme no chakra básico" e que, ao ser despertada, sobe pela coluna e vai passando pelos demais chakras, num movimento que lembra o da serpente, até chegar ao chakra da coroa. É a chamada Energia terra/céu.

Mas nós recebemos outro tipo de Energia, que entra pelo chakra da coroa e desce para os demais chakras, até chegar ao básico. Essa Energia nos liga ao mais Alto, por meio da Fé, e nos faz buscar transcender as questões meramente materiais. É a Energia céu/terra























 












domingo, 4 de agosto de 2013

AS SETE LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO



AS SETE LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, fumando seu cachimbo, um triste preto velho chorava. De seus “olhos” molhados, esquisitas lágrimas pelas faces e seis porque contei – as… Foram sete. Na incontida vontade de saber aproximei – me e o interroguei: fala meu preto velho, diz ao teu filho por que externas assim um tão visível dor? E ele suavemente respondeu: estás vendo esta multidão que entra e sai? As lagrimas contadas estão distribuída a cada uma delas.

A PRIMEIRA, eu dei a estes indiferentes que aqui vem à busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber…
...

A SEGUNDA, a esses eternos duvidosos que acreditam , desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam.

A TERCEIRA, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda, em busca de vingança, desejando sempre prejudica a um seu semelhante.

A QUARTA, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar – se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão:

A QUINTA, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: creio no umbanda, nos teus caboclos e no teu zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.

A SEXTA, eu dei aos fúteis que vão de centro em centro não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.

A SETIMA, filho, nota como foi grande e como deslizou pesada? Foi a ultima, aquele que vive nos “olhos” de todos os orixás. Fiz doação dessas aos médiuns vaidosos que só aparecem no centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo materno e espiritual

Assim, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma As Sete Lágrimas de um Preto Velho.

Alimentação dos Desencarnados

 
Alimentação dos Desencarnados



Como é a alimentação das pessoas desencarnadas (ou seja, que habitam a dimensão vibratória conhecida como “mundo espiritual”)? E qual o sistema fisiológico do nosso corpo espiritual (veículo físico utilizado na outra dimensão)?
   André Luiz explica a forma de alimentação dos desencarnados e a suas consequências fisiológicas no livro “Evolução em Dois Mundos”, p. 211/212, 25ª edição):
“Abandonado o envoltório físico na desencarnação, se o psicossoma está profundamente arraigado às sensações terrestres, sobrevém ao Espírito a necessidade inquietante de prosseguir atrelado ao mundo biológico que lhe é familiar, e, quando não a supera ao preço do próprio esforço, no autorreajustamento, provoca os fenômenos da simbiose psíquica, que o levam a conviver, temporariamente, no halo vital daqueles encarnados com os quais se afine, quando não promove a obsessão espetacular.
Na maioria das vezes, os desencarnados em crise dessa ordem são conduzidos pelos agentes da Bondade Divina aos centros de reeducação do plano espiritual, onde encontram alimentação semelhante à da terra, porém fluídica, recebendo-a em porções adequadas até que se adaptem aos sistemas de sustentação da esfera superior, em cujos círculos a tomada de substância é tanto menor e tanto mais leve quanto maior se evidencie o enobrecimento da alma, porquanto, pela difusão cutânea, o corpo espiritual, através de sua extrema porosidade, nutre-se de produtos sutilizados ou sínteses quimio-eletromagnéticas, hauridas no reservatório da Natureza e no intercâmbio de raios vitalizantes e reconstituintes do amor com que os seres se sustentam entre si.
Essa alimentação psíquica, por intermédio das projeções magnéticas trocadas entre aqueles que se amam, é muito mais importante que o nutricionista do mundo possa imaginar, de vez que, por ela, se origina a ideal euforia orgânica e mental da personalidade. Daí porque toda criatura tem necessidade de amar e receber amor para que se lhe mantenha o equilíbrio geral.

De qualquer modo, porém, o corpo espiritual com alguma provisão de substância específica ou simplesmente sem ela, quando já consiga valer-se apenas da difusão cutânea para refazer seus potenciais energéticos, conta com os processos da assimilação e da desassimilação dos recursos que lhe são peculiares, não prescindindo do trabalho de exsudação dos resíduos, pela epiderme ou pelos emunctórios normais, compreendendo-se, no entanto, que pela harmonia de nível, nas operações nutritivas, e pela essencialização dos elementos absorvidos, não existem para o veículo psicossomático determinados excessos e inconveniências dos sólidos e líquidos da excreta comum”.
 

   Dessa explicação de André Luiz, podemos concluir alguns pontos a respeito da alimentação daqueles que habitam a dimensão vibratória “Mundo Espiritual”:

I – Conforme a mente esteja viciada na alimentação grosseira desta dimensão (a nossa), ao desencarnar, naturalmente a pessoa possuirá a necessidade de uma alimentação parecida. Nesse caso, se a pessoa não foi beneficiada com uma desencarnação assistida, ficará, em regra, próximo aos seus afins encarnados, absorvendo as vibrações emanadas da alimentação deles, até que um dia receba alguma espécie de socorro espiritual, do contrário passará anos e poderá até desenvolver quadro de obsessão.
   Porém, se a desencarnação foi assistida por amigos espirituais (e isso ocorre quando há méritos, méritos adquiridos na prática do bem/caridade), a pessoa será levada a um Hospital (ou instituto similar) na outra dimensão, onde receberá ajuda necessária. Caso, a pessoa ainda esteja “viciada” na alimentação grosseira, ela receberá preparados que imitam a sensação da alimentação terrena.
   No livro “Senhores da Escuridão”, de Robson Pinheiro, espírito Ângelo Inácio, há a explicação de que há preparados que imitam até mesmo o sabor da carne animal.
   Porém, esta alimentação mais pesada vibracionalmente somente ocorre nas faixas vibratórias mais densas do “Mundo Espiritual”. Ou seja, para ascender para faixas vibratórias mais sutis, torna-se necessário depurar também a alimentação.
II – Há locais apropriados para ajudar na adaptação alimentar, auxiliando na transição da alimentação mais grosseira para a mais sutil.
III – Todo pensamento emite vibrações e estas vibrações também são formas de alimentação. Disso resulta que nosso corpo espiritual absorve as vibrações afins, fato que ocorre inclusive quando estamos encarnados repercutindo nos corpo físico (ver “Alimento Mental
IV – Da mesma forma que aqui, lá também há a necessidade de expelir os excessos de alimentos não absorvidos pelo corpo espiritual (veículo físico da dimensão vibratória “mundo espiritual”).
   Ocorre que, quanto mais sutil for a alimentação, mais sutil e diferente será a forma de expelir esses excesso (dispensando, conforme o nível atingido, os procedimentos adotados por nós). O que, via contrária, leva-nos ao fato de que aqueles desencarnados que se alimentam das comidas densas (preparados que imitam a alimentação dos encarnados), possuirão as necessidades fisiológicas iguais às nossas, os encarnados.