ARROBOBOI OXUMARÉ
Oxumaré é a divindade que está assentada no polo negativo do Trono do Amor.
É um Orixá que atua na vida dos seres para absorver, diluir e corrigir os desequilíbrios no campo do amor e que, ao mesmo tempo, irradia energias de renovação, associado a "serpente" não ao animal, ao réptil, na verdade ele representa a kundalini, um tipo de Energia que circula do chakra básico ao coronário.
Como Trono Masculino do Amor, Pai Oxumaré nos ampara e auxilia em todas as dificuldades no campo do amor, da afetividade no geral e do relacionar-se com o outro; inclusive nas dificuldades referentes à sexualidade. Quando alimentamos ódio, ciúmes, ressentimentos e mágoas, ou dificuldades no campo da sexualidade
Cor.................................. as 7 cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul índigo e violeta)
Domínios....................... Arco-íris e as águas em evaporação
Atuação......................... Amor e sexualidade
Saudação...................... Arrobobôi
Elemento....................... minerais
Dias comemorativos... 24 de agosto (São Bartolomeu)
Dia da semana............. Terça Feira
Astro............................... Vênus
Guias de contas............ Contas nas cores do arco-íris e firma azul escuro
Símbolos........................ Serpente, arco-íris e ibiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas de palmeiras)
Ponto da natureza........ Cachoeiras e nascentes das matas
Flores.............................. Flores do campo coloridas, hortênsia, miosótis, rosas champanhe
Bebidas.......................... Champanhe rose, água mineral e água da cachoeira
Animais.......................... Cobra e arara
Comidas......................... Batata doce cozida e amassada com mel ou dendê colocadas em forma de cobra, e frutas como banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, uva rosada, melancia, melão, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces
Incompatibilidades...... Sal, agua salgada
Quando Oferendar a Oxumaré:
Para regular ou renovar o amor, para renovar qualquer sentido de nossas vidas, para descartar o antigo e trazer o novo.
Para regular ou renovar o amor, para renovar qualquer sentido de nossas vidas, para descartar o antigo e trazer o novo.
Qualidades de Oxumaré:
Assim como os outros Orixás, existem Oxumarés entrecruzados por todos os tronos.
Oxumaré da Fé – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da Fé, é o arco-íris com as suas sete cores, a serpente que participou da criação, o próprio infinito, rege as gotículas de agua que vão aos céus e se transformam para cair em forma de chuva, também conhecido como Oxumaré Dan.
Oxumaré do amor – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome do Amor, a serpente responsável pela energia sexual, também conhecida como Ewá.
Oxumaré do conhecimento – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome do conhecimento, responsável pela fertilidade em geral, também conhecido como Oxumaré Azaunodor.
Oxumaré da Justiça – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da Justiça também conhecido como Oxumaré Dangbé.
Oxumaré da Lei – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da Ordem, também conhecido como Oxumaré Becém.
Oxumaré da Evolução – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da evolução, também conhecido como Oxumaré Aido Wedo.
Oxumaré da Geração – Orixá responsável pela regulagem das paixões geradas em nome da geração, é considerada a serpente mãe, também conhecida como Oxumaré Dambala.
Kundalini
A Energia kundalini não é apenas uma energia sexual. Ela é mais que isso.
Sabemos que o corpo humano tem 7 chakras principais: coronário, frontal, laríngeo, do coração, esplênico, umbilical e básico. Estes chakras absorvem as Energias Divinas que são vitais para nós e as irradiam para os nossos demais centros energéticos (chakras menores, meridianos etc.), garantindo o equilíbrio e a saúde dos nossos corpos espiritual, mental, emocional e físico.
A kundalini é a Energia Divina que entra pelo chakra básico. É "a serpente que dorme no chakra básico" e que, ao ser despertada, sobe pela coluna e vai passando pelos demais chakras, num movimento que lembra o da serpente, até chegar ao chakra da coroa. É a chamada Energia terra/céu.
Mas nós recebemos outro tipo de Energia, que entra pelo chakra da coroa e desce para os demais chakras, até chegar ao básico. Essa Energia nos liga ao mais Alto, por meio da Fé, e nos faz buscar transcender as questões meramente materiais. É a Energia céu/terra