As pedras e Cristais são alguns dos elementos da natureza que podemos utilizar para atrair determinadas energias, ou vibrações específicas de cada Orixá. Sabemos da importância dos elementos da natureza para trazer a energia de um Orixá até nós. Cultuar um Orixá é estar em contato com a própria natureza e reverenciá-la.
Existem vários tipos de cristais e pedras preciosas, sendo que cada um tem sua energia particular, dominando sua área de energia e de cura com energias mais específicas. Sua vibração possui freqüência magnética e também um eixo energético, capaz de atrair, canalizar energias e concentrá-las. Um cristal é capaz de atuar em várias dimensões de existência, com cada um de nossos amados Orixás.
Os Cristais são pequenos presentes que recebemos da Mãe Natureza, que nos ensinam, nos acolhem e nos direcionam, como se pudéssemos trazer para junto de nós um canal da energia de Ogum, outro da energia de Iansã, e assim por diante, através de uma pedra.
Na Umbanda, as entidades que dominam este conhecimento, podem trazer uma infinidade de informações, tanto no aspecto da cura, como na atuação mágica destes elementos tão vitais. Um Cristal é capaz de canalizar, conter, expandir a Luz Espiritual. Suas aplicações são infinitas.
Oxalá – Diamante ou Cristal Branco que simboliza a Fé, a Harmonia, a Purificação.
Iemanjá – Água Marinha traz calma, paz interior, aproximando as entidades protetoras. Mas a nobre pedra de Iemanjá é a Safira.
Nanã Buruquê – A Ametista por ser uma pedra de sabedoria e cura, que oferece confiança e paz. Transporta a energia transmutadora do raio violeta.
Omulu – Ônix, Obsidiana floco de neve, ou Quartzo Fumê, para favorecer a luz em meio a tudo o que está no meio da escuridão. Para cura, pode-se usar Ametista, inclusive para tratar problemas de pele.
Oxumaré – Para canalizar a sua energia a usa-se Fluorita ou Zirconita
Oxóssi – Utilizamos as pedras verdes, mas em especial a Esmeralda. Podemos usar o Quartzo Verde ou Amazonita, para atrair a fartura e a constância e o trabalho, mas principalmente a magia. Já para Odé, energia que precedeu Oxóssi no Panteão, usa-se o Lápis Lázuli ou a Safira azul, para abertura mental e a conexão espiritual.
Ogum – Utilizamos os metais ou pedras metálicas para defesa como Magnetita, Hematita. Já para direcionamento, podemos utilizar a Sodalita.
Xangô – Utilizamos a energia do Rubi , que é entre outras coisas, canal da Justiça Divina. Podemos usar também o Jaspe Marrom.
Oxum – Pirita e do Citrino para a energia da riqueza. Quartzo Rosa, Rodocrasita e também a Lepdolita para a energia do Amor.
Iansã – Citrino, terracota ou Quartzo Rutilado que traz estabilidade e desenvolve o centro de energia em quem é usado ou Ágata de Fogo para envolver as forças dessa radiação.
Ossain – Utilizamos para Ossain a Esmeralda, principalmente lapidada em forma de tartaruga.
Obá – Madeira Petrificada, a pedra da transformação.
Exú – Em geral as pedras pretas, para lidar com energias mais pesadas. A Turmalina Preta para transformar a energia negativa e dissolvê-la. Se a pedra se desfizer em vire pó, é sinal que cumpriu sua missão.
Tempo – Quartzo fume rutilado
Ibeji –Turmalina rosa – Quartzo Rosa
Ewá – birilo, topázio, olho de gato.
Logunedé – Turquesa, Topázio, Safira azul
ATENÇãO: Depois de algum tempo de uso ou se esteve em algum lugar ou com uma pessoa de muita negatividade, energia pesada, você precisará reenergizar suas pedras. Há duas maneiras diferentes para isso:
Coloque o cristal ou as pedras dentro de um recipiente de vidro (de preferência branco ou transparente), contendo água com sal grosso. Deixe por no mínimo três horas, ou pelo tempo que sua intuição determinar. Ao retirar, lave o cristal ou as pedras em água corrente.
Outra forma de limpar seu cristal ou as suas pedras de impurezas energéticas é levá-lo a uma cachoeira, a um rio agitado e não poluído ou ao mar. Nesses casos, tome bastante cuidado porque os cristais ou pedras podem querem voltar a seu meio e escapar de suas mãos.
fonte: Raízes Espirituais