Total de visualizações de página

Neste Blog

domingo, 9 de junho de 2013

LINHAS DOS TRABALHADORES DE DIREITA NA UMBANDA


Crianças

http://reinodeoxum.files.wordpress.com/2008/10/cosme-e-damiao.jpg


   Estas entidades representam a alegria, a sinceridade, a inocência, tudo que é puro.
   São o arquétipo das crianças, são alegres, travessos, manhosos, cheios de dengo e manias. São a síntese da pureza.
   São Ligados ao trono do Amor, Oxum e Oxumaré, e tratam todos como Tios e Tias, sempre pedindo suas bênçãos.
   Usam seus apetrechos como chupetas, bonecas, carrinhos, bonés, marias-chiquinhas, travesseiros, talco, etc., para quebrarem magias e restaurar Aura e as energias dos consulentes. 
   Sempre quando estão em terra esperam muitos agrados, adoram doces, guloseimas, balas, pirulitos e adoram um grande bolo todo confeitado e um "Parabéns à você" para eles cantarem e apagarem as velinhas, sempre com muita brincadeira e alegria.
   São entidades de grande sabedoria, que entre brincadeiras soltam as "verdades" que muitas vezes precisamos ouvir, estes seres na maioria das vezes são encantados da natureza sendo muito raros os espíritos humanos.
   Para agradá-los sirva uma boa porção de doces regados a bastante mel, num parque ou num jardim bem florido. Com certeza eles virão para ouvir seus pedidos.
 
    " Vinde a mim as criancinhas, pois delas será o reino do céu "

Data comemorativa: 27 de Setembro
Sincretismo: São Cosme, Damião e Doum, assim como São Crispim e Crispiniano, segundo a Lenda Foram filhos de Ogum 7 crianças Tendo ainda como irmãos Talabi e Alaba
Dia da Semana: Domingo
Guias: Cor Rosa e Azul Claro
Flores: Flores de Jardim
Local: Jardins, praias, cachoeiras e matas e praças com brinquedos. 


Pretos-Velhos
Os Mensageiros de luz da Umbanda

http://raizafricana.files.wordpress.com/2009/05/5366_08_90_17_02_33.jpg
    
 
   Pretos-velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que sempre muito emocionados adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".   
   São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência, que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu e de outros Orixás, são mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e as suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimento, utiliza-se também de vinho moscatel.  
   São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.
  
Os Pretos Velhos: Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.
Data Comemorativa: 13 DE MAIO.
Guias: CRISTAL/VIDRO/LOUÇA PRETA E BRANCA,  SEMENTES COMO LAGRIMA DE NOSSA SENHORA, FIGAS E CRUZEIROS.
Dia da Semana: SEGUNDA FEIRA.
Local: CRUZEIROS DO CEMITERIOS E IGREJAS E ONDE SE CLAMAM AS ALMAS                                      
  
 
Caboclos   



   Os Caboclos na Umbanda são entidades que se apresentam como indígenas, agrupados por falanges sob a linha do Orixá Oxóssi.
   As entidades assim denominadas que se apresentam nos terreiros são espíritos com um certo grau espiritual de evolução. Dependendo da irradiação do Orixá que trabalham, trazem características diferenciadas, tanto na incorporação como nos tipos dos trabalhos.
   Geralmente se utilizam de charutos para provocar a descarga espiritual de seu médium e também do seu consulente. Assim como se utilizam de ervas e raízes como remédios. Alguns assoviam, outros bradam no ato da incorporação, fazendo a comunicação entre eles. Costumam ser bastante sérios nos seus conselhos. São considerados entidades guias, portanto, grandes trabalhadores dos terreiros, sendo muito úteis na limpeza astral e física.

 
Data comemorativa: 20 de Janeiro
Sincretismo: São Sebastião
Dia da Semana: Quinta feira
Guias: Cor Verde de cristal de louça ou vidro, assim como sementes e dentes de animais.
Flores: Samambaia, folhagens e frutos em geral.
Local: Matas e florestas.       
 
 
Boiadeiros



   São espíritos de vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros e espíritos afins. Sabem que a prática da caridade os levará a evolução.
   Formam uma linha mais recente de espíritos, são rudes nas suas incorporações, com gestos velozes e pouco harmoniosos. Sua maior finalidade não é a consulta como os Preto-velhos, nem os passes e muito menos as receitas de remédios como os caboclos, e sim o “dispersar de energia” aderida a corpos, paredes e objetos, para isso se utilizam de seus laços e chicotes astrais.
   Quando bradam alto e rápido, com tom de ordem, estão na verdade ordenando a espíritos que entraram no local a se retirar, assim “limpam” o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações, já que a presença desses espíritos muitas vezes interferem nas consultas de médiuns conscientes. Esses espíritos atendem a boiadeiros pela demonstração de coragem que os mesmos lhes passam e são levados por eles para locais próprios de doutrina.
   Outra grande função de um boiadeiro é manter a disciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da casa ou consulentes. Costumam proteger demais seus médiuns nas situações perigosas. São verdadeiros conselheiros. “Gostar” para um boiadeiro, é ver no seu médium coragem, lealdade e honestidade, aí sim é considerado por ele “filho”. 
   Trabalham na irradiação de todos os Orixás, mais mesmo assim, não mudam sua finalidade de trabalho e são muito parecidos na sua forma de incorporar e falar, ou seja, a energia emanada pelo Orixá para quem trabalha é apenas um critério interno e obrigatório dentro do próprio “Ori” – pois na verdade todos são braços de Oxalá e Nanã. Exemplificando essa ideia: Um boiadeiro que trabalhe para Ogum é praticamente igual a um que trabalhe para Oxóssi, apenas cumprem ordens de Orixás diferentes, não absorvendo no entanto as características deles.
   Dentro dessa linha a diversidade encontram-se na idade dos boiadeiros. Existem boiadeiros mais velhos, outros mais novos, e costumam dizer que pertencem a locais diferentes, como regiões por exemplo: Nordeste, Sul, Centro-Oeste, etc.
 
Baianos


   Formam esta linha espíritos de pessoas que viveram no Estado da Bahia ou estados do nordeste, próximos à Bahia. Os Baianos trabalham na orientação material ou espiritual, desmancham trabalhos de magia negativa, nos ajudam no desenvolvimento mediúnico, nos assuntos e desavenças matrimoniais, nos assuntos profissionais, etc.
   Os Baianos são muito comunicativos e muito brincalhões, usam bebidas alcoólicas e cigarros em seus trabalhos (não fumam os cigarros, fazem defumações com eles). O Baiano depois de um determinado período de comparecimento aos trabalhos, transforma-se em verdadeiro amigo e confidente e neles depositamos imensa confiança. Combatem direto as forças do mal, desmancham feitiços, quebram demandas, etc. Nunca andam sozinhos, o que os torna poderosos no combate ao mal.
   Os Baianos são poderosos aliados da Umbanda e grandes amigos de seguidores ou praticantes do culto. Eles ajudarão qualquer pessoa em tudo o que for permitido praticar em nome de Deus, eles estarão sempre ao seu lado, desde que você não tenha má índole. Quando uma pessoa não é correta e os procura pedindo ajuda, vão ouvir deles o que não gostam de ouvir. Baiano não tem osso na língua, o que ele tiver que falar a uma pessoa, ele o fará, goste a pessoa ou não. O objetivo dessa conduta é apenas um, ajudar aos homens a andar direito na vida. Baiano de terreiro, como é chamado, "não pactua com vagabundos". Ao menos os Baianos verdadeiros agem dessa forma, não fazem conchavos de qualquer espécie. 
   A Linha dos Baianos não é propriamente só dos Baianos. Os espíritos com conhecimentos de magia que viveram nos estados do nordeste também comparecem na linha dos Baianos, embora não tenham vivido sempre na Bahia. Nem todo Baiano que se apresenta como tal, viveu na Bahia, podem ser pernambucanos, alagoanos, cearenses, etc.
   
 
Marinheiros


   Eles chegam do mar e desembarcam em terra, sua alegria é contagiante, abraçam a todos, brincando sempre, com aquele jeito meio “maroto”, embriagado. São os Marinheiros, grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade.
   As Entidade de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que compõem o chamado “Povo da Água”. Seus conselhos e mensagens são sempre cheios de esperança e de fé. Costumam trabalhar em grupos. São fortes, pois enfrentarem guerras e mares agitados, mas também conheceram a calmaria e a bonança.
   Dão consultas, passes e também fazem trabalhos fortes de descarrego que envolvam grandes demandas. Em algumas casas, também costumam trabalhar nas giras de desenvolvimento de Médiuns.
   Quando dão consultas, essa Falange costuma ir direto ao ponto, sem rodeios, mas também sabem como falar aos consulentes sem criar um clima desagradável ou de medo. Assim, conseguem atingir fundo as almas dos aflitos que costumam procura-los em busca de auxilio e de esperança.
   Carregam consigo um sentimento profundo de amizade. Nas consultas, gostam muito de ajudar àquelas pessoas que se apresentam com problemas amorosos. Seus conselhos são sempre fiéis e certeiros, têm uma grande responsabilidade e assumem o compromisso de um trabalho bem-feito.
   Todas as pessoas tem uma ideia muitas vezes distorcida desta linha de trabalho. Os marinheiros são em sua grande maioria espíritos que militam a umbanda para dar sustento no campo da diluição de cargas trevosas, outros atuam como elementos de sustentação de trabalhos voltados a curas, atraindo os poderes elementais dos quais estes espíritos de alto grau espiritual, trazem consigo.
   Na realidade estes abnegados servidores da lei são verdadeiros “magos que atuam nos mistérios aquáticos” e com uma forma de atuação única dentro dos domínios da umbanda. Como magos, trazem para nós, a possibilidade de nos libertar de nossos entraves, com uma forma bem simpática lidam com os consulentes de forma extrovertida, deixando o assistido muito a vontade com trejeitos peculiares desta linha maravilhosa da umbanda.
   Muito diferente do que imaginamos, estes irmãos do astral não são e não estão embriagados, como muitos se mostram, na realidade sua forma de balanço é uma maneira de liberar suas ondas energéticas se utilizando do próprio médium.
Como isso ocorre?
   Em torno do médium existe um campo de energia sustentado por seus centros de força e, além da energia gerada a partir da energia corpórea, existe um campo espiritual que se reflete em todo o ambiente. Os guias quando incorporados em seus médiuns, dançam, giram, balançam, gesticulam, etc… desta forma os guias liberam não só a energia que se desprende do médium, mas também liberam de forma salutar o poder de seu mistério através de ondas magnéticas que são liberadas dentro do campo espiritual do médium e do templo. É desta forma que os marinheiros fazem, em formas onduladas, ou através de seu balanço, que mais parece de uma pessoa embriagada, é que este irmão na luz faz seu trabalho redentor dentro dos campos da Umbanda.
   É importante que os médiuns e principalmente os assistidos, saibam de tal fato, para que estes não deturpem e não deem um mal sentido aos trabalhos de Umbanda.
   Os marinheiros são sustentados pelo poder de nossa Mãe Iemanjá e sua cor de atuação é a mesma desta mãe Divina, que é o azul claro. Podemos sempre que necessitarmos, ativar o poder destes servidores da lei em nossa vida, acenda sua vela e faça uma prece, pedindo para eles abrirem seus caminhos e protege-los.
   Todos devem estar sempre com os pensamentos voltados ao Pai Celestial, para que assim a fé interior esteja sempre renovada. Que todos tenham a consciência de que as mudanças só serão possíveis se partirem primeiramente de vosso íntimo e acreditar, lutar pelos vossos ideais. A busca do sucesso depende de vosso próprio esforço, dedicação e merecimento. Portanto, não pare no tempo, cruzando os braços a espera de milagres. Levantem-se, tenham fé, renovem suas esperanças, acreditem no poder do Pai Maior e corram atrás de seus objetivos.
   Alimentem vosso espírito com muito amor, esperança e fé para assim projetar a verdadeira essência divina a todos os vossos semelhantes. Vossa mente tem um poder grandioso. Use-a para exercitar o bem, com o objetivo de unirmos nossas forças para estarmos cada vez mais ligados a Deus, receba de braços abertos à energia de todos os Orixás, dos vossos marinheiros que estão o tempo todo a vos ajudar quando solicitados.
Sejam positivos em qualquer situação.
   Se você quer o melhor para sua vida, comece fazendo uma reflexão de seus próprios atos, pois muitas pessoas reclamam de determinados acontecimentos em suas vidas, mas esquecem de que tudo tem um porque. Portanto, reflitam sobre vossos pensamentos e atitudes para que não sofra consequências negativas.
A vida é um espelho. Vigie-a sempre. E lembre-se de que tudo pode quando trazemos “Deus” em nossos corações.
 
Este texto foi retirado do blog TUCA, espero que curtam

2 comentários:

  1. Excelentes informações, bem esclarecedoras sobre essas excepcionais entidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde e obrigado meu irmão Alexandre, abraço fraterno e muito axé em sua vida.

      Excluir

CARO INTERNAUTA UMBANDISTA, COLABORE COM NOSSO BLOG.
Poste nos comentarios suas duvidas sobre nossa religião, terei prazer em tentar ajudar a sana-las