Total de visualizações de página

Neste Blog

domingo, 2 de abril de 2017

O sabão da Costa


O sabão da costa 



   No inicio do século XVI, navegadores ibéricos, por falta de conhecimento geográfico, passaram a designar genericamente toda a costa atlântica africana e seu interior imediato, como «da Costa», e naturalmente, tudo o que dali procedesse possuía a mesma denominação, ou seja, seria da Costa, e isso não serviu apenas para o sabão, mas também outros artigos tais como: pano (da Costa), pimenta (da Costa), limo (da Costa), esteira (da Costa), etc.

   Segundo estudos, de diversos historiadores, o sabão da Costa era importado pelo Brasil desde o ano de 1620. Nessa época ele era procedente de países como Gana e Camarões e, principalmente da Nigéria, grande produtor. O antigo Daomê (atual Republica do Benin) e Togo, também produziam o sabão da Costa, que era trazido por escravos e os traficantes de escravos.

   O sabão da Costa, passou a ser vendido no Brasil, notadamente nas ruas do Rio de Janeiro, por escravos libertos, logo após a Abolição da Escravatura.


   Ele é usado em muitos ritos de Umbanda e de Candomblé, seja em função ritualística de limpeza ou descarrego, assim como em uso terapêutico. 
   
   Sacerdotes de Umbanda e Candomblé preferem fazer seus próprios sabões da costa e /ou comprá-los de fonte fidedigna, para ter certeza quanto aos componentes que foram empregados em sua confecção. 

   Para que o sabão tenha todas estas propriedades ele tem que seguir a risca a fórmula africana. Ingredientes extras são solicitados de forma diferente de pai de santo para pai de santo e de casa para casa, portanto, ao receber a indicação de ter que tomar um banho de "sabão da costa", consulte um guia ou pai de santo de sua confiança.

   Em aldeias africanas, o sabão da costa é tido como preferencial pelas mães, pois ele não resseca a pele e traz o ar de limpeza (física, espiritual e energética), portanto, ideal para bebês. Embora conhecido como "sabão negro", a cor não tem nada haver com magia negra e dependendo da sua composição, sua cor pode variar para tons de marrons.

   Para pele, cabelos e as unhas, ele traz vitaminas do complexo A, E e ferro, ajudando a fortalecer o colágeno. 
   Por séculos a cultura dos galeses e dos nigerianos usam este sabão para combater a oleosidade da pele, a psoríase, manchas e acnes. Mulheres africanas usam durante a gravidez e em período pós parto para evitar as estrias. 


INDICAÇÕES

- Saúde: Problemas de pele, manchas, psoríase, acne, estrias.



- Espiritual: Em banhos de limpeza, descarrego de quiumbas, eguns, feitiços de magia negra, energias negativas e para ritos de Umbanda e Candomblé, como (Osé Igba - Limpeza de Assentamentos), na preparação inicial de otás (pedra dos orixás) e todos os utensílios ritualísticos, com a finalidade de eliminar todos os maus fluídos e larvas negativas, tornando os objetos virgens e purificados.



SABÃO DE COCO SUBSTITUI SABÃO DA COSTA?

Para alguns babalorixás, Ialorixás e sacerdotes sim. Na dúvida sobre a procedência do sabão da costa, eles acabam usando o bom e velho sabão de coco, que possui características de limpeza energética semelhantes ao Sabão da Costa, com menos eficiência, pois por conter menos elementos que o sabão da costa em sua composição.


RECEITA DE SABÃO DA COSTA

INGREDIENTES:

  • Óleo ( de coco ou dendê ), ou Manteiga de Karité.
  • Cinzas de madeira. ( Para usar as cinzas de madeira, primeiro deve queimá-las e deixar que se consuma por completo ).
  • Sumo de Ervas

MODO DE PREPARO:


   Pegue uma boa quantidade de cinzas em torno de 5 quilos e coloque em uma panela.

   Coloque junto para cada 5 quilos de cinzas, 5 litros de água, ferva por 3 horas (+/-), misturando
 bem até desfazer tudo.

   Passe em uma peneira bem fina (use aquela de passar óleo, feita de metal ou um pano de algodão).

   Misture agora a Manteiga de Karité ou o óleo na proporção de 1 litro da água com as cinzas para cada 2 litros do óleo com a mistura quente.

   Prepare a parte o sumo das ervas que queira colocar na mistura, você pode usar ervas como, Alecrim, Melissa, Calêndula, Babosa ( aloe vera ), Alfazema, Abacateiro, Pitanga e etc…

   Faça esse sumo bem forte e acrescente aos poucos numa relação máxima de 100ml para cada litro da mistura, se quiser acrescentar essência, use a base de óleo e nunca alcoólica, se quiser fazer um sabonete tipo esfoliante coloque sementes pequenas na mistura tipo gergelim, linhaça e etc…

   Use sempre uma colher de Pau para mexer as misturas. Após pronta despeje em recipiente e deixe descansar até obter a dureza necessária.



Fontes:

http://baianojuvenal.blogspot.com.br

http://olorum.blogs.sapo.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARO INTERNAUTA UMBANDISTA, COLABORE COM NOSSO BLOG.
Poste nos comentarios suas duvidas sobre nossa religião, terei prazer em tentar ajudar a sana-las