Total de visualizações de página

Neste Blog

domingo, 12 de janeiro de 2014

Okê Arô Oxossi, 20 de Janeiro dia de São Sebastião

 
 
   Bom dia Caros seguidores do Blog, este mês comemoramos o Santo Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, sincretizado com nosso amado Pai Oxóssi, Orixá caçador, senhor das matas, do conhecimento e da fartura, por isso separei este texto do blog Minha Umbanda de Mãe Monica Caraccio, espero que apreciem.



   Alguns pais espirituais aproveitam e organizam sabiamente a festa de Oxóssi para firmarem seu terreiro, corrente mediúnica e trabalhos espirituais. Tal afirmativa é fundamentada pela ação deste orixá em nosso desenvolvimento mediúnico, nosso terreiro e em nossa vida.

Sim, Oxóssi nos influencia de várias formas e em várias situações:

É Ele que PERMITE e inspira a boa comunicação e expressão;

PERMITE e propicia a fartura e o próspero trabalho;

PERMITE e favorece o progresso intelectual e científico;

PERMITE e ajuda a edificação familiar e o senso da verdade;

PERMITE e auxilia a cura física, mental e espiritual;

PERMITE e cuida do nosso dom mediúnico e de nossa caminhada espiritual;

PERMITE e estimula a vontade e a rapidez na solução de situações;

PERMITE e dá coragem e bravura para resolver qualquer circunstância;

PERMITE, guarda, protege, assegura, luta, faz e acontece como forte, fiel e sábio caçador que É.

Imaginem portanto, como seria nosso dia a dia e nosso terreiro sem a irradiação, expressão e ação de Oxóssi dentro de nós.

Superficialmente, posso pressupor que seria um verdadeiro caos em que as pessoas não falariam o que sentem, querem, pensam, precisam… Não obteriam o sustento necessário para suas famílias e vidas. Não teriam trabalho e consequentemente, seu retorno. Não assimilariam e ainda negariam novos conhecimentos e avanços do mundo. Não conseguiriam manter-se e viver em grupo ou em família. Não seriam verdadeiras e leais. Não rogariam de boa saúde física, mental e espiritual. Não se sentiriam animados, interessados, protegidos e capazes de caminhar ou resolver qualquer situação. Não desejariam fazer, melhorar, ajudar, compartilhar ou construir algo maior para si e para o grupo que pertence. Enfim, seriam terreiros, pessoas e vidas sem abertura, esperança, crença, aprendizado, evolução, prosperidade, coragem, lealdade, bravura e vontade.

Afirmo, perante meu viver, que não temos como realizar um trabalho espiritual caritativo, como a Umbanda prima, e nos sustentar como médiuns trabalhadores sem Oxóssi. Sem sua vibrante, ativa, corajosa e intensa energia e magnetismo. Sem que peçamos Seu consentimento e que O chamemos para dentro de nosso íntimo e terreiro. Aliás, não podemos esquecer que os Caboclos – expressão máxima de Oxóssi – formam um dos pilares mais importante de nossa Umbanda. São sábios, doutrinadores e grandes caçadores de almas.

Não devemos e não seria sábio excluir a importância e o valor dos outros Orixás e Forças como Ogum, Iemanjá, Exu…, pois cada um tem uma forma de agir em nosso terreiro e interagir em nossa vida. Oxóssi, especificamente, é o caçador, bravo, corajoso, inteligente, intuitivo, aquele que entra nas matas sem hesitar e com uma única flecha acerta o alvo mesmo no breu da noite. Aquele que, como irmão/filho de Ogum, abre as matas, ouve os sons das florestas, sente o solo das selvas e consolida sua aldeia em campo seguro e sustentavelmente próspero. É aquele que sempre amoroso, esperançoso e sábio volta para sua casa trazendo o sustento, as transformações e as novidades da vida.

Entendo que a festa de Oxóssi e de Caboclos (que acontece no início de cada ano), vem a tempo para que, entre tantas coisas, peçamos a necessária “permissão”. Assim, Ele poderá nos inspirar, propiciar, favorecer, ajudar, auxiliar, cuidar, estimular, guardar, proteger… E na mesma intensidade, podemos ainda “chamá-los” para perto de nós e firmar nossa conduta, lealdade e capacidade de crescimento junto à Umbanda e ao nosso grupo, pedindo e agradecendo sua especial condução e sustentação.

Notem como os atributos e atribuições de Oxóssi são importantes para nós e para nosso terreiro. Saibam e percebam ainda que as festas religiosas e oferendas feitas nas matas ou ao redor de plantas, ervas, folhas e flores fecham nossa aura rompida não deixando que sugadores astrais ou espíritos maléficos usufruam de nossa vitalidade. Também purificam nossos órgãos etéricos curando o corpo astral, consequentemente, nosso físico e espiritual; sutilizam nosso magnetismo mental e expandem nossa aura, facilitando as incorporações e as comunicações com o plano astral. É a nossa crença e o prana vegetal potencializado pelos elementais da natureza que, sob irradiação do orixá – no caso Oxóssi – ativam e projetam energias de outras dimensões e magnetismos naturais a nosso favor. Um maravilhoso e divino AXÉ.

AXÉ que bem preparado emociona, ungi e fortalece o médium, deixa-o alimentado, capacitado para bradar com olhar firme e com a alma pulsante.

AXÉ que responde as perguntas mais íntimas e preenche a vida.

AXÉ que como flecha percorre o corpo e atinge o peito fortemente, momento em que deixamos o corpo tremer, os braços soltos para sentir a rigidez dos músculos, o bater vibrante no peito, chão, testa e o direcionamento certeiro para o Alto.

Vale muito cada cuidado nesse dia especial de festa. Um amaci bem elaborado; pembas cruzadas cruzando, firmando, marcando e distinguindo os médiuns; frutas cheirosas regadas com água pura; ervas sob pés descalços; flores no altar interagindo com os assentamentos, comida simbólica e milhos fartamente distribuídos aos fiéis; pedidos, agradecimentos e reconhecimentos sagrados e pelo Sagrado; fé, reza, canto e lágrimas… Tudo misturado, cuidado e bem preparado e fundamentado.

Assim, é bem Firmar. Assim, é Nossa Umbanda! Um espetáculo Sagrado para nós e para o Astral.

Aproveitem e preparem-se, Oxóssi está “chegando”!!!

Salve, Salve Umbanda.

Salve, Salve Oxóssi!!!

Salve Nossa Umbanda Bem Firmada.

Salve Oxóssi, Senhor das Matas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARO INTERNAUTA UMBANDISTA, COLABORE COM NOSSO BLOG.
Poste nos comentarios suas duvidas sobre nossa religião, terei prazer em tentar ajudar a sana-las